Muitos autores independentes optam por iniciar a publicação das suas obras por meio de livros digitais, o famoso e-book, em razão deste formato demandar um investimento muito menor que o livro impresso.
O e-book também é uma ótima ferramenta para empresas que desejam captar leads e se estabelecer como referências no mercado, produzindo conteúdo de valor para seus públicos. Aliás, as vantagens para uma empresa investir nesse tipo de conteúdo são muitas, como:
- O custo costuma ser baixo;
- Permite a abordagem de temas mais complexos, diferente de vídeos e posts nas redes sociais, por exemplo, o que também possibilita mostrar aos seus clientes que você domina determinados assuntos;
- É possível coletar informações de contato de pessoas com interesse em sua marca, produto ou mercado e você pode adicionar esse cliente ao seu funil de marketing. Porém, se você tem uma empresa e deseja atingir todas essas vantagens, ou se é um autor independente e iniciante e deseja ter sucesso na publicação e venda do seu e-book, é preciso ser assertivo na escolha do assunto, na coleta de informações, na elaboração do texto, na contratação de um bom revisor, na escolha de imagens e/ou ilustrações, na diagramação, além de ser criativo na elaboração da capa e da contracapa, no formato do livro em si, entre outras dicas que iremos apresentar a seguir.
Dicas para acertar na criação do seu e-book
Cada conteúdo e objetivo podem indicar um passo a passo diferente na elaboração do e-book. Por exemplo, um e-book empresarial com objetivo de captar leads pode precisar passar por etapas que, na criação de um e-book literário, não seriam importantes. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar na criação do seu e-book, independentemente do segmento que você escolheu.
- Escolha do assunto
Se você não tem um conteúdo pronto e está iniciando do zero, o primeiro passo é definir o assunto do seu e-book. Esse assunto precisa ser atrativo para o leitor, ou seja, estar relacionado com os interesses, preferências e com a dor do seu público, e que você domine.
Se você é um autor independente, provavelmente já tem o tema do seu livro na ponta da língua. Agora, se o conteúdo for empresarial, você pode fazer uma pesquisa simples com o seu público, o que te dará bons insights de temas para escrever. Além disso, você pode fazer uma pesquisa por palavras-chave dos assuntos abordados pelo seu público na pesquisa, pois isso pode proporcionar mais downloads do seu conteúdo ao final do processo. Existem ferramentas como o Answer the public e o SemRush e a extensão Ubersuggest para fazer essa busca por palavras-chave.
- Coleta de informações
Supomos que você está começando a escrever um romance que narra a história de um casal que viveu no século XIX em uma pequena vila Italiana. Para essa história fazer sentido e interessar ao leitor, será necessário buscar referências, pesquisar a cultura da época e do lugar. Conhecer lugares, civilizações, histórias e costumes de diferentes épocas certamente te dará o conhecimento e a inspiração necessários para o desenvolvimento do texto.
Agora, se o seu e-book é informativo e você deseja fomentar o conhecimento do seu público em determinado tema, você terá que dominar esse assunto. A pesquisa em fontes relevantes é imprescindível para alcançar o sucesso no desenvolvimento do seu material.
- Planeje um esboço
Depois de decidir o que você quer transmitir ao seu leitor e coletar todas as informações necessárias, é o momento de começar a criar, colocar todas as suas ideias no “papel”.
Use seu conhecimento e criatividade e distribua o conteúdo que será abordado ao longo dos capítulos. Estabeleça o que será apresentado na introdução, nos capítulos centrais e na conclusão, decida se terá prefácio e, se sim, quem o fará, faça um levantamento dos tópicos mais relevantes e, caso você opte por colocar imagens, escolha quais delas você deseja usar em cada parte do seu material.
- Crie os capítulos
Estruture os capítulos de forma que o leitor sinta que está aprendendo algo novo em cada etapa, organizando o material em ordem crescente de informações.
Além disso, evite deixar os capítulos muito grandes e inclua títulos e subtítulos para deixar a leitura mais agradável.
- Revise o conteúdo
Todo e-book deve passar por um processo de revisão, pois é natural que o escritor, depois de ficar tanto tempo trabalhando em seus textos, crie um processo chamado de “vício do texto”, onde o próprio autor não percebe erros por já ter lido aquele conteúdo diversas vezes. É papel do revisor, então, identificar palavras repetidas, erros de digitação, ortográficos e gramaticais.
Há, ainda, casos em que precisa ser contratado o serviço de preparação, que tem como objetivo tornar o texto mais claro, coeso, coerente e atraente para o leitor. Neste serviço, além das questões de revisão, podem ser trabalhados a estrutura do texto, a organização das ideias, o estilo de escrita e a correção gramatical. Também podem ser sugeridas mudanças para melhorar a legibilidade e a fluidez do texto.
- Crie um título e uma capa
São o título e a capa do e-book que darão a primeira impressão ao leitor e conquistarão (ou não) a atenção dele. É essa primeira impressão que fará o leitor realmente se interessar em começar a ler o material.
Para escolher o título, você pode usar a ferramenta de busca de palavras-chave que já indicamos para encontrar os termos que estão sendo pesquisados pelo seu público-alvo. Além disso, seja claro e direto sobre o que o leitor irá encontrar no interior do material e, se necessário, crie um subtítulo para ajudar a transmitir mais informações.
A criação da capa também é um dos momentos mais importantes para a publicação de um e-book, pois ela pode influenciar diretamente na decisão de compra. A capa deve ser atraente, informativa e transmitir a essência do conteúdo do livro e do que o autor pensou para ela. É necessário, portanto, garantir a legibilidade e a atratividade mesmo em lojas virtuais que exibem apenas miniaturas dessas capas em suas vitrines.
- Escolha o formato e inicie a diagramação
Antes de diagramar o seu e-book é necessário definir qual formato será o adequado para disponibilizá-lo. Provavelmente você já definiu qual a forma de distribuição ou canal de vendas desse material e, então, precisa optar entre PDF, ePub, KPF, entre outros.

Cada formato tem suas particularidades. O KPF, por exemplo, é exclusivo da Amazon e é otimizado para essa loja; o ePub é adaptável, e pode ser usado para publicação e venda em qualquer loja virtual, além de poder ser distribuído como e-book adaptável para qualquer leitor que tenha suporte; e o PDF é o formato clássico para leitura em computadores e outras telas. O PDF não é adaptável, mas é o que permite mais possibilidades na diagramação. Se você ainda estiver em dúvida sobre qual formato é o mais adequado para você, nós podemos te ajudar a defini-lo, afinal estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas.
E, finalmente, chegou o momento da diagramação. E a principal dica que deixamos sobre essa fase é que, além de seguir as regras do formato que você escolheu, também é importante que a leitura do seu livro seja agradável e que nada possa dificultá-la.Por isso, tão relevante quanto a história é a qualidade da apresentação dela. Caso você queira se aprofundar um pouco mais sobre essa etapa, leia o nosso artigo: 5 passos para uma diagramação de livro sem dor de cabeça.
Esperamos que essas dicas te dêem confiança e autonomia para escrever um e-book de sucesso!
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