Muitos autores independentes optam por iniciar a publicação das suas obras por meio de livros digitais, o famoso e-book, em razão deste formato demandar um investimento muito menor que o livro impresso.  

O e-book também é uma ótima ferramenta para empresas que desejam captar leads e se estabelecer como referências no mercado, produzindo conteúdo de valor para seus públicos. Aliás, as vantagens para uma empresa investir nesse tipo de conteúdo são muitas, como:

  • O custo costuma ser baixo; 
  • Permite a abordagem de temas mais complexos, diferente de vídeos e posts nas redes sociais, por exemplo, o que também possibilita mostrar aos seus clientes que você domina determinados assuntos; 
  • É possível coletar informações de contato de pessoas com interesse em sua marca, produto ou mercado e você pode adicionar esse cliente ao seu funil de marketing. Porém, se você tem uma empresa e deseja atingir todas essas vantagens, ou se é um autor independente e iniciante e deseja ter sucesso na publicação e venda do seu e-book, é preciso ser assertivo na escolha do assunto, na coleta de informações, na elaboração do texto, na contratação de um bom revisor, na escolha de imagens e/ou ilustrações, na diagramação, além de ser criativo na elaboração da capa e da contracapa, no formato do livro em si, entre outras dicas que iremos apresentar a seguir.

Dicas para acertar na criação do seu e-book

Cada conteúdo e objetivo podem indicar um passo a passo diferente na elaboração do e-book. Por exemplo, um e-book empresarial com objetivo de captar leads pode precisar  passar por etapas que, na criação de um e-book literário, não seriam importantes. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar na criação do seu e-book, independentemente do segmento que você escolheu.

  1. Escolha do assunto

Se você não tem um conteúdo pronto e está iniciando do zero, o primeiro passo é definir o assunto do seu e-book. Esse assunto precisa ser atrativo para o leitor, ou seja, estar relacionado com os interesses, preferências e com a dor do seu público, e que você domine.

Se você é um autor independente, provavelmente já tem o tema do seu livro na ponta da língua. Agora, se o conteúdo for empresarial, você pode fazer uma pesquisa simples com o seu público, o que te dará bons insights de temas para escrever. Além disso, você pode fazer uma pesquisa por palavras-chave dos assuntos abordados pelo seu público na pesquisa, pois isso pode proporcionar mais downloads do seu conteúdo ao final do processo. Existem ferramentas como o Answer the public e o SemRush e a extensão Ubersuggest para fazer essa busca por palavras-chave.

  1. Coleta de informações

Supomos que você está começando a escrever um romance que narra a história de um casal que viveu no século XIX em uma pequena vila Italiana. Para essa história fazer sentido e interessar ao leitor, será necessário buscar referências, pesquisar a cultura da época e do lugar. Conhecer lugares, civilizações, histórias e costumes de diferentes épocas certamente te dará o conhecimento e a inspiração necessários para o desenvolvimento do texto.

Agora, se o seu e-book é informativo e você deseja fomentar o conhecimento do seu público em determinado tema, você terá que dominar esse assunto. A pesquisa em fontes relevantes é imprescindível para alcançar o sucesso no desenvolvimento do seu material.

  1. Planeje um esboço

Depois de decidir o que você quer transmitir ao seu leitor e coletar todas as informações necessárias, é o momento de começar a criar, colocar todas as suas ideias no “papel”. 

Use seu conhecimento e criatividade e distribua o conteúdo que será abordado ao longo dos capítulos. Estabeleça o que será apresentado na introdução, nos capítulos centrais e na conclusão, decida se terá prefácio e, se sim, quem o fará, faça um levantamento dos tópicos mais relevantes e, caso você opte por colocar imagens, escolha quais delas você deseja usar em cada parte do seu material.

  1. Crie os capítulos

Estruture os capítulos de forma que o leitor sinta que está aprendendo algo novo em cada etapa, organizando o material em ordem crescente de informações.

Além disso, evite deixar os capítulos muito grandes e inclua títulos e subtítulos para deixar a leitura mais agradável.

  1. Revise o conteúdo

Todo e-book deve passar por um processo de revisão, pois é natural que o escritor, depois de ficar tanto tempo trabalhando em seus textos, crie um processo chamado de “vício do texto”, onde o próprio autor não percebe erros por já ter lido aquele conteúdo diversas vezes. É papel do revisor, então, identificar palavras repetidas, erros de digitação, ortográficos e gramaticais.

Há, ainda, casos em que precisa ser contratado o serviço de preparação, que tem como objetivo tornar o texto mais claro, coeso, coerente e atraente para o leitor. Neste serviço, além das questões de revisão, podem ser trabalhados a estrutura do texto, a organização das ideias, o estilo de escrita e a correção gramatical. Também podem ser sugeridas mudanças para melhorar a legibilidade e a fluidez do texto.

  1. Crie um título e uma capa

São o título e a capa do e-book que darão a primeira impressão ao leitor e conquistarão (ou não) a atenção dele. É essa primeira impressão que fará o leitor realmente se interessar em começar a ler o material. 

Para escolher o título, você pode usar a ferramenta de busca de palavras-chave que já indicamos para encontrar os termos que estão sendo pesquisados pelo seu público-alvo. Além disso, seja claro e direto sobre o que o leitor irá encontrar no interior do material e, se necessário, crie um subtítulo para ajudar a transmitir mais informações.

A criação da capa também é um dos momentos mais importantes para a publicação de um e-book, pois ela pode influenciar diretamente na decisão de compra. A capa deve ser atraente, informativa e transmitir a essência do conteúdo do livro e do que o autor pensou para ela. É necessário, portanto, garantir a legibilidade e a atratividade mesmo em lojas virtuais que exibem apenas miniaturas dessas capas em suas vitrines.

  1. Escolha o formato e inicie a diagramação

Antes de diagramar o seu e-book é necessário definir qual formato será o adequado para disponibilizá-lo. Provavelmente você já definiu qual a forma de distribuição ou canal de vendas desse material e, então, precisa optar entre PDF, ePub, KPF, entre outros.

Cada formato tem suas particularidades. O KPF, por exemplo, é exclusivo da Amazon e é otimizado para essa loja; o ePub é adaptável, e pode ser usado para publicação e venda em qualquer loja virtual, além de poder ser distribuído como e-book adaptável para qualquer leitor que tenha suporte; e o PDF é o formato clássico para leitura em computadores e outras telas. O PDF não é adaptável, mas é o que permite mais possibilidades na diagramação. Se você ainda estiver em dúvida sobre qual formato é o mais adequado para você, nós podemos te ajudar a defini-lo, afinal estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas.

E, finalmente, chegou o momento da diagramação. E a principal dica que deixamos sobre essa fase é que, além de seguir as regras do formato que você escolheu, também é importante que a leitura do seu livro seja agradável e que nada possa dificultá-la.Por isso, tão relevante quanto a história é a qualidade da apresentação dela. Caso você queira se aprofundar um pouco mais sobre essa etapa, leia o nosso artigo: 5 passos para uma diagramação de livro sem dor de cabeça.

Esperamos que essas dicas te dêem confiança e autonomia para escrever um e-book de sucesso! 

Caso você necessite de serviços de revisão gramatical, preparação, criação de capa, diagramação e registros de ISBN, ficha catalográfica, código de barras e de direito autoral, fique à vontade para nos pedir um orçamento.