Se você é autor independente e acredita que a parte mais difícil de escrever um livro é a escrita em si, você pode estar enganado. Talvez os próximos passos te exijam mais dedicação e trabalho. Mas não se preocupe, resolvemos apresentar os erros mais comuns para te ajudar a não cometê-los, afinal, nada é impossível para você, escritor, e desejamos que seu livro obtenha o sucesso que você planejou.
Confira abaixo os principais erros que você deve evitar e publique o seu livro.
- Não delegar a revisão do conteúdo a outra pessoa
Sabemos que os autores se dedicam muito na escrita do seu livro passam muito tempo colocando as ideias no papel, relendo, melhorando a coerência. No entanto, é muito comum acontecer o chamado “vício do texto”, no qual o próprio autor não percebe erros por já ter lido aquele conteúdo diversas vezes.
Então, é muito importante contratar um revisor experiente ou considerar a ajuda de algum conhecido que se proponha a fazer esse trabalho de maneira profissional e cautelosa.
- Escolhas inapropriadas na diagramação
Você pode gostar muito de uma fonte cursiva, bem desenhada, mas precisa saber se ela é legível o suficiente e onde é possível colocá-la no seu livro: na capa, em títulos ou em páginas de destaque talvez ela seja bem vinda.
As margens, o espaçamento e a escolha de fontes legíveis e em tamanhos recomendados no corpo do texto também podem influenciar muito na decisão de leitura.
Quer conferir mais dicas sobre diagramação? Acesse o nosso artigo 5 passos para uma diagramação de livro sem dor de cabeça.
- Tamanho inadequado do livro
Produzir um livro muito grande, com uma imensidão de páginas, além de dificultar a procura e contratação de uma gráfica que terá viabilidade de imprimi-lo, também pode diminuir o interesse do leitor em adquiri-lo, por mais interessante que o conteúdo seja. Considere, neste caso, dividir o seu livro em volumes.
- Capa desestimulante
Provavelmente seus olhos já passaram rapidamente por algumas capas que não deram nem vontade de ler o título, de tão desestimulantes que eram.
Talvez tenham sido as cores, o excesso de informações, as fontes exageradas ou alguma imagem que não atraiu a sua atenção. Talvez você até tenha lido o título, mas ele não pareceu fazer sentido com aquele design.
A sua opinião e seu senso crítico serão importantes na etapa de criação da capa, mesmo que ela seja feita por um profissional. Então, pesquise por referências de sucesso, principalmente no mesmo segmento do seu livro. Isso irá ajudá-lo a ser mais assertivo na construção de uma boa impressão para o seu leitor.
- Não se preocupar com os registros da obra
Talvez você ainda não saiba, mas se deseja comercializar o seu livro, recomenda-se que seja feito o registro junto a Câmara Brasileira do Livro e, se possível, registrar também o seu direito autoral.
Isso não irá depender de muito investimento financeiro, apenas de um pouco de tempo para essa questão burocrática.
Os registros principais são de ISBN, código de barras e a solicitação da ficha catalográfica. O registro de direito autoral também é uma opção que sugerimos, pois irá certificar a autoria ou a titularidade da sua obra com o objetivo de protegê-la.
- Acreditar que seu livro irá se vender sozinho
Salvo em raras exceções, dificilmente um escritor vai colocar seu livro numa plataforma de venda digital ou numa livraria e ele vai virar best seller sem esforço.
Aliás, o caminho para se “chegar” a uma livraria já necessita de muito trabalho. Sabemos que é frustrante ter uma boa história e ela não vender rápido, mas o sucesso nas vendas depende de todo um trabalho comercial e de marketing para que o leitor que ainda não conhece a obra passe a conhecer e se interessar por ela. Seja criativo, determinado e persistente!
Agora, tão importante quanto saber vender o seu livro é saber onde vendê-lo. Lembre-se que você precisa garantir que ele seja encontrado e comprado facilmente pelo seu público. Se você possui um site, pode utilizá-lo como um canal de venda. As redes sociais também são boas ferramentas para essa finalidade. Além do mais, hoje existem várias opções excelentes de gateways de pagamento que podem facilitar o ato da compra como, por exemplo, o Paypal, o Pagseguro e o Mercado Pago.

Esperamos que essas dicas facilitem essa etapa e que você finalmente publique o seu livro, que a sua história seja apresentada a muito mais leitores do que você possa imaginar e que a experiência de leitura deles seja excelente.
Caso você prefira contratar profissionais qualificados para revisar, diagramar, criar a capa e fazer os registros junto à Câmara Brasileira do Livro, solicite nosso orçamento. Além de realizar esses serviços, estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas e lhe ajudar a alcançar o seu sonho de publicar o seu livro. Somos uma equipe apaixonada por livros e pelo poder da comunicação escrita.