Se você é um autor independente e está terminando a revisão gramatical do livro pelo qual tanto se dedicou nos últimos meses e não sabe como iniciar a próxima etapa para, finalmente, colocar “a cereja no bolo”, então você precisa ler esse artigo.

Diagramar um livro não é tão simples, mas também não é tão difícil quanto possa parecer, todavia é fundamental seguir algumas dicas para que o projeto gráfico e a diagramação dele tenham um bom resultado. Afinal, o que você imagina que o leitor irá fazer quando pegar o seu livro da prateleira da livraria? 

Ele olhará a capa, provavelmente irá julgar a lombada e o título, talvez leia a sinopse e irá folhear o livro. Esse é o momento decisivo de compra. Se as letras são pequenas demais ou muito ilustradas, incompatíveis com o corpo do texto, se não há espaçamento suficiente entre as linhas, se as margens não seguem um padrão adequado… certamente esse livro não irá atrair a atenção do leitor por mais de 30 segundos, e então ele devolverá a obra à prateleira.

A mesma preocupação existe com a diagramação de um e-book. Se algo dificulta a leitura, certamente esse material não será um sucesso de vendas.

É importante que a leitura do seu livro seja agradável e, por isso, tão relevante quanto a história é a qualidade da apresentação dela. Então, siga essas dicas para evitar dor de cabeça no momento da diagramação, seja você quem faça, seja uma empresa especializada.

  1. Software: Se você optar por diagramar sozinho, escolha um bom programa de diagramação de livros. O InDesign é um dos softwares mais versáteis e avançados da Adobe. Ele não é gratuito e é bastante utilizado na diagramação de livros pela possibilidade de integrar, organizar e processar elementos individuais de design, como fotos ou ilustrações vetoriais, além da facilidade em dispor os textos.
    Agora, se você não tem experiência com softwares de design e não pretende fazer um curso para aprender, leia este texto até o fim, pois nele você encontrará dicas relevantes mesmo que você precise de alguém ou de alguma empresa para te auxiliar!
  2. Acabamento: Se o seu livro for físico, planeje o acabamento do livro de acordo com a quantidade de páginas que você calcula que ele terá. Um especialista pode te ajudar nesse cálculo, se você precisar de ajuda. Seu livro terá capa dura ou brochura? Terá orelhas? E guarda? Qual o tipo de papel que você escolheu para o miolo? Tudo isso influenciará nas escolhas que fará adiante e no formato do livro.
    Vale ressaltar que a criação da capa é um serviço feito à parte da diagramação do livro físico ou e-book, e é imprescindível que você escolha um bom profissional para criá-la também, visto que ela será responsável por captar a primeira impressão do leitor. 
  3. Tamanho e formato: Defina o tamanho do livro e determine as margens: direita, esquerda, superior e inferior. Lembre-se de deixar um espaço adequado entre o texto e o fim da página para que nada seja cortado durante a impressão. Livros no formato 14×21 cm, por exemplo, costumam ficar harmônicos com margens que tenham entre 1,5cm e 2cm de largura em cada borda, mas isso pode variar conforme o projeto gráfico escolhido. E não esqueça de fechar o arquivo com marcas de corte e sangria.
    Se o seu material é e-book, você precisa pensar no formato: PDF para ser exibido em monitores, e-Pub para atender a lojas virtuais e dispositivos de leitura como o Kindle, ou se você precisa de outro formato digital. Pense também na responsividade: a depender do seu objetivo, as páginas terão que ser adaptáveis para diferentes dispositivos, afinal, há diversos aparelhos utilizados para leitura, como celulares, notebooks e os próprios Kindles, por exemplo, cada um com suas exigências. 
  4. Identidade visual: Pense em uma identidade visual para o seu livro que combine com o tema e o conteúdo da obra e siga fiel a ela até o final. Defina as cores e os tipos de elementos gráficos que irá utilizar, sejam ilustrações, fotos, desenhos, vetores, entre outros.
  5. Fontes: Escolha fontes ideais para títulos, subtítulos e para o corpo do texto.
    No corpo do texto, aconselhamos o uso de fontes que tornem a leitura fácil e agradável. Deixe para ousar um pouco nos títulos e subtítulos, destacando-os em relação ao restante do texto. Mas não esqueça da legibilidade dessas fontes também.

Se você seguir nossas dicas, provavelmente não terá dor de cabeça nessa etapa e estará prestes a realizar o seu sonho de publicar um livro que provocará as melhores sensações no seu público. Não importa se você mesmo decidiu colocar a mão na massa ou se decidiu contratar o serviço de profissionais para te ajudar a tornar o seu livro uma realidade.

Caso você prefira, saiba que contratar uma empresa para fazer esse trabalho por você é uma boa decisão. Você pode, inclusive, dar uma olhadinha em nossos trabalhos anteriores e nos depoimentos de nossos clientes, se possível, caso esteja escolhendo quem irá colaborar com você nessa etapa tão importante. Caso tenha interesse em receber nosso orçamento, entre em contato por aqui.

Enfim seu livro está pronto e você quer dicas de como publicá-lo? Veja nosso artigo “Como publicar um livro: as 3 principais formas hoje em dia”.